Os benefícios físicos e psicológicos da meditação

Ter estresse e ansiedade como características comuns no nosso tempo, nos faz buscar um antídoto para resolver tais problemas. A meditação é a peça chave para organizarmos nossa mente. E, com a ajuda dela é possível alcançar diversos benefícios físicos e psicológicos.

A técnica da meditação permite que o nosso cérebro desacelere. Isso provoca grande diminuição da tensão e da frequência cardíaca, por exemplo. Além disso, a dor física também pode ser reduzida consideravelmente. Ou seja, se você investir 15 a 30 minutos diariamente na meditação, só terá a ganhar.

Benefícios Físicos

Algumas vantagens físicas são bastante notáveis. Seguem algumas:

  • Reduz dores musculares
  • Ajuda no tratamento da hipertensão
  • Reduz a síndrome metabólica
  • Previne ataques cardíacos
  • Diminui alguns dos efeitos colaterais da quimioterapia
  • Melhora o metabolismo

Benefícios Psicológicos

A maior parte das pessoas inicia a meditação com o objetivo de melhorar a saúde da mente. E, segundo pesquisas, o ato de silenciar a mente pode ser um antídoto para o estresse e da ansiedade, por exemplo. Veja outros benefícios psicológicos que a meditação pode impactar:

  • Previne a depressão, ansiedade e estresse
  • Melhora a atenção e a percepção
  • Equilibra emoções
  • Aumenta a capacidade de concentração
  • Auxilia no tratamento de distúrbios como déficit de atenção e hiperatividade, por exemplo.

MINDFULNESS

A técnica mindfulness (“atenção plena”, em português) é uma maneira de estar atento aos próprios pensamentos e sensações físicas e emocionais. Ou seja, é concentrar-se e estar presente no momento em que as coisas acontecem.

Atualmente, essa técnica de meditação vem ganhando espaço até mesmo no SUS. Afinal, os benefícios físicos e psicológicos são realmente eficazes. Vale muito a pena tentar!

DICAS PRÁTICAS PARA MEDITAÇÃO

Vamos compartilhar algumas dicas básicas para você iniciar nessa prática que só traz benefícios para a vida. Confira:

  1. Sente-se confortavelmente, com a coluna ereta;
  2. Feche os olhos;
  3. Comece a respirar devagar e vá relaxando toda a sua musculatura corporal;
  4. Concentre-se no ar que entra pelo nariz e sai pela boca (lentamente);
  5. Procure desviar os pensamentos que irão aparecer. No início pode haver certa dificuldade. Porém, com a prática diária você conseguirá chegar ao relaxamento total.

Depois de conhecer todos os benefícios físicos e psicológicos da meditação é só separar um espacinho pela casa e começar já!

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